Comente querido, isso me faz feliz.

Trollpunk Inicio Contato Parceria Coluna

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Filme Recomendado: Irreversível



Irréversible (França, 2002)
Diretor: Gaspar Noé
Duração: 97 min
Taí um filme que me surpreendeu, tanto em relação ao roteiro quanto a edição e fotografia. Pra começar: o filme foi rodado todo sem cortes, o que fez dele um exemplo de como se usar bem os efeitos digitais; a câmera roda por todo o ambiente, faz piruetas, atravessa vidros, passa na frente de espelhos e nem o cinegrafista nem a sua sombra aparecem. E além de todo esse trabalho, o filme ainda é contado de traz pra frente (algo parecido com "Amnésia"), o que é uma tremenda metáfora, pois todos os eventos, apesar de seram contados de traz para frente são "irreversiveis". O filme é basicamente um exemplo de como uma cadeia de acontecimentos violentos (independente do grau de violência) pode levar a acontecimentos ainda mais violentos. E todos esses eventos terminan entrelaçados, fazendo com que, na visão do expectador, um justifique o outro.

Mas o mérito por essa obra está mesmo nas mãos do diretor Gaspar Noé, que conseguiu com um roteiro relativamente simples criar um filme extremamente complexo, com cenas muito fortes.
Quando eu disse mairreversible_002is a cima "cenas fortes", eu estava falando sério, já no começo do filme uma briga dentro de uma boate gay(!) termina com um cafetão morto a "extintoradas" na cara e Vincent Cassel com o braço quebrado e quase currado!
No decorrer do filme você ainda vai se deparar com, prostitutas, travestis, viciados e com uma das cenas mais fortes e angustiantes cenas que eu já vi: o "estupro na passarela subterrânea", protagonizado pela Monica Bellucci. Por causa dessa cena "Irreverssivel" foi considerado "o filme mais abandonado no meio da história". Pode parecer que foram as atuações que fizerão dela uma cena tão pesada, mas isso é um egano. O uso da câmera foi exencial para dar o clima tenso, a fotografia ficou tão bem feita que foi usada no triler-teaser que consiste somente na camera correndo pela passarela num movimento nauseante.
      irreversible
Agora algumas curiosidades:
- praticamente todos os diálogos foram improvisados. O roteiro tinha somente 3 páginas!!!
- O sangue na maioria das cenas e o pênis do estuprador foram digitalmente colocados.
- O clube no começo do filme é realmente um clube gay. Apenas foi redecorado e trocaram o nome.
- A passagem onde acontece o estupro teve de ser pintada de vermelho à pedido do diretor.
- A menor cena do filme tem 3 mins a maior tem 15 mins.
- Os primeiros 30 mins do filme têm um ruido de fundo parecido com o que faz um terremoto. Por conta disso a grande
quantidade de evasão das salas de cinema, e o mais interesante é que isso foi de propósito.
- O sub-titulo "o tempo destrói tudo" é a primeira e última palavra dita no filme.
- a cena do estrupo levou duas noites para ser finalizada; foram feitos 6 takes.
- no lançamento do DVD na frança, 2,400 pessoas compareceram, 200 delas saíram no meio da projeção.
- com medo do filme ser considerado homofóbico, Gaspar Noé voltou ao clube gay após as gravações principais e filmou uma cena
dele masturbando um outro ator.
- O livro que Monica esta lendo no fim do filme se chama "An Experiment With Time" de J.W. Dunne.
Finalizando, "Irreversivel" é um filme fantástico! com uma edição e fotografia excepcionais! Mas para pessoas de mente aberta. No mínimo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário